121 hacks cripto, bilhões volatilizados: A DeFi enfrenta seu pior ano desde 2022
A finança descentralizada atravessa uma de suas piores fases desde 2022. Segundo os dados do CryptoRank, a TVL DeFi caiu 39% desde o início do ano. Ela passou de 115 bilhões de dólares em janeiro para cerca de 70 bilhões em junho de 2026. Em seis meses, portanto, quase 45 bilhões de dólares de capital deixaram o ecossistema DeFi. Essa hemorragia levanta uma questão fundamental: trata-se de uma correção cíclica cripto ou de um sinal estrutural mais profundo?

Em breve
- Segundo o CryptoRank, a TVL da DeFi caiu 39,1% desde janeiro de 2026.
- Ethereum continua sendo o principal ecossistema DeFi com 38,9 bilhões de dólares em TVL.
- Das 10 maiores blockchains cripto por TVL, apenas Tron e Hyperliquid registraram crescimento este ano.
- 121 incidentes de segurança causaram cerca de 942 milhões de dólares em perdas.
A TVL DeFi em queda livre desde janeiro de 2026
Segundo as análises onchain publicadas pelo CryptoRank em 24 de junho de 2026, a TVL da DeFi diminuiu a cada mês desde janeiro. Essa queda mensal ininterrupta representa uma perda acumulada de cerca de 45 bilhões de dólares em um semestre. É o equivalente à capitalização total de vários altcoins importantes volatilizada do setor cripto.
Essa queda da DeFi pode ser explicada principalmente pela correção generalizada do mercado cripto. O bitcoin atingiu um pico histórico acima de 122.000 dólares em outubro de 2025, elevando a capitalização total do mercado para 4,21 trilhões de dólares. Desde então, a queda foi severa:
- A capitalização total girava em torno de 2,15 trilhões de dólares no final de junho de 2026, uma contração de quase 50% desde o pico.
- O bitcoin perdeu mais de 28% desde 1º de janeiro, Ethereum 43% e Solana mais de 43%.
Esse vínculo é mecânico: grande parte da TVL DeFi está denominada em ativos nativos (ETH, SOL, BNB), cujo valor em dólares caiu significativamente. A contração da TVL DeFi reflete portanto tanto uma fuga dos usuários quanto uma depreciação dos ativos imobilizados nos protocolos cripto.
A rede cripto Ethereum ainda domina, Arbitrum em queda livre
A hierarquia das blockchains cripto por TVL continua dominada pelo Ethereum, com 38,9 bilhões de dólares. Isso representa sozinho mais da metade de toda a TVL DeFi mundial.
Dentre as dez principais cadeias, Arbitrum registra a maior contração proporcional: -55,3%, para 1,3 bilhão de dólares. Um nível que traz o layer-2 do Ethereum de volta aos seus capitais do fim de 2022.
BNB Chain (-22,7%) e Base (-5,2%) estão melhor, enquanto Solana recua 40,5% para 4,93 bilhões de dólares. Esse nível continua significativo, mas com uma queda acentuada em relação às ambições exibidas em 2025.

Tron e Hyperliquid, as duas exceções que merecem atenção
Nesse cenário geral degradado, duas blockchains cripto são uma anomalia. Tron e Hyperliquid são as únicas entre as dez principais por TVL que registraram crescimento positivo em 2026.
Tron exibe um aumento de 5%, elevando sua TVL para 4,63 bilhões de dólares. Essa resiliência se explica mais pela sua função do que por um crescimento especulativo. Tron é de fato a rede cripto de referência para pagamentos em USDT (stablecoin da Tether). Grande parte da sua TVL está concentrada em protocolos de staking, empréstimo e transações em stablecoins.
Com avanço de 6,7% para 1,52 bilhão de dólares, Hyperliquid apresenta um perfil mais interessante do ponto de vista do uso. Tornou-se o maior mercado de contratos perpétuos onchain, o protocolo cripto atraiu fluxos regulares ao longo do ano graças ao seu ecossistema HyperEVM em expansão (lending, liquid staking e primitivas DeFi). Segundo a Fortune, ele figura até no ranking Cripto 100.
121 hacks cripto em 2026: o segundo fator do colapso da DeFi
A correção do mercado cripto não é a única responsável pelo declínio da TVL DeFi. Uma onda de ataques de rara intensidade ampliou consideravelmente a pressão sobre o setor.
Segundo o CryptoRank, 121 hacks foram contabilizados desde o início do ano, totalizando perdas próximas a 942 milhões de dólares. Pior ainda! O segundo trimestre de 2026 concentrou 85 incidentes cripto, representando cerca de 775 milhões de dólares roubados. O que torna o Q2 2026 o trimestre mais ativo em exploits já registrado.
Os dois ataques mais devastadores ocorreram em abril, em poucos dias:
- O Drift Protocol sofreu uma brecha estimada entre 280 e 295 milhões de dólares.
- KelpDAO foi vítima de uma vulnerabilidade na ponte cross-chain LayerZero que lhe custou 293 milhões de dólares.
Somente esses dois ataques cripto representam mais da metade das perdas anuais do setor.
Uma coisa é certa: o mercado da DeFi atravessa uma correção acentuada em 2026. A capacidade dos protocolos cripto de restaurar a confiança técnica será o principal indicador de desempenho a ser monitorado nos próximos meses.
Maximize sua experiência na Cointribune com nosso programa "Read to Earn"! Para cada artigo que você lê, ganhe pontos e acesse recompensas exclusivas. Inscreva-se agora e comece a acumular vantagens.
Je m'appelle Ariela et j'ai 31 ans. J'oeuvre dans le domaine de la rédaction web depuis maintenant 7 ans. Je n'ai découvert le trading et la cryptomonnaie que depuis quelques années. Mais c'est un univers qui m'intéresse beaucoup. Et les sujets traités au sein de la plateforme me permettent d'en apprendre davantage. Chanteuse à mes heures perdues, je cultive aussi une grande passion pour la musique et la lecture (et les animaux !)
As opiniões e declarações expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não devem ser consideradas como recomendações de investimento. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão de investimento.